Você está em: Home > Conteúdos Específicos
COSTUREIRO
O curso de Costureiro visa qualificar trabalhadores interessados nessa área, visto ser uma ocupação promissora no mercado de trabalho. Analisa tanto os serviços autônomos desse segmento, como os postos de trabalho formal e sua legislação trabalhista. Partindo da história da moda e do vestuário, aborda os tipos de tecido e seu manuseio, chegando a atividades práticas de como tomar medidas, as diferentes costuras, montagem de retecido e de patchwork, bem como suas diversas aplicações.
Divulgue no FaceBook Divulgue no Twitter Envie por e-mail
Cada ponto, um conto
Cada ponto, um conto
Perfil e mercado de trabalho
Perfil e mercado de trabalho
Costura feita
Conceitos básicos Costurando a saia Costurando a blusa tipo regata Costurando a blusa com gola
Caderno 1
Este Caderno apresenta a história da moda e do vestuário, sua trajetória ao longo do tempo e os estilos que marcaram épocas. Mostra, por meio da comparação de modelos, como a moda é cíclica e como os estilos renascem com o tempo. Traça um panorama do mercado de trabalho, analisando os serviços autônomos possíveis nesse ramo e os aspectos da legislação trabalhista do costureiro.
Caderno 2
Essa etapa do curso apresenta os materiais usados na costura, das agulhas aos tecidos, com explicações sobre seu manuseio e a melhor forma de costurar uma peça. Propõe exercícios, ensina a tomar medidas e dá dicas de tipos de costura específicos como pregar elástico, fazer barras, franzidos, retecido e patchwork. Finalmente, orienta como perceber o potencial da região para ter sucesso se for trabalhar por conta própria.
Caso não tenha o PDF Reader no seu computador, clique aqui para instalar