Você está em: Home > Conteúdos Específicos
AUXILIAR DE FUNDIÇÃO
O curso de auxiliar de fundição apresenta a história da metalurgia desde os primórdios da humanidade, as descobertas dos metais e as utilizações que o ser humano veio lhes atribuindo desde essa época. Trata das atividades que compõem o dia a dia desta ocupação e as funções desempenhadas na produção. As relações com outras ocupações, as características dos profissionais, o mercado de trabalho nos diferentes setores da metalurgia: extrativa, de transformação ou conformação mecânica, de estampagem, de beneficiamento e de montagem ou aplicação e o ensino.
Divulgue no FaceBook Divulgue no Twitter Envie por e-mail
HISTÓRIA DA METALURGIA
Introdução Indústria metalúrgica Industrialização: novas necessidades do mercado Sindicalismo
A OCUPAÇÃO DO AUXILIAR DE FUNDIÇÃO
Introdução Modelo metálico Molde de areia verde Moldagem por cera perdida Segurança e prevenção de acidentes
PRÁTICAS DO AUXILIAR DE FUNDIÇÃO
Introdução Joalheria: peças de arte Metalurgia: peças por encomenda Shell molding e coquilha Preservação ambiental
Caderno 1
O Caderno 1 aborda a metalurgia desde as primeiras descobertas dos metais, entre 6000 e 3500 anos a.C., e também as funções que esse profissional pode exercer nas empresas: atuando em todo o processo de fundição com o "acabador de moldes", o "acabador de fundição" ou com o de "machos", o "analista de areias" ou com o "operador de fornos". As possibilidades de trabalho são para esse profissional principalmente na indústria metalúrgica extrativa, de transformação, estampagem, beneficiamento ou na fabricação de pequenas peças e até de gigantescas estruturas.
Caderno 2
Nesta etapa do curso são estudados: os diferentes métodos de fundição e as respectivas aplicações, a moldagem de peças, a fusão; a medição de peças e seus instrumentos - o micrômetro, para medidas de milésimo de milímetro; questões de segurança e prevenção de acidentes, como a análise de risco de tarefa e os equipamentos de proteção individual (EPI); a importância da qualidade na realização do trabalho, suas consequências e implicações. Por fim, propõe a análise do caminho para ingresso no mercado de trabalho, revisando o currículo e incorporando o que aprendeu no curso.
Caso não tenha o PDF Reader no seu computador, clique aqui para instalar