Você está em: Home > Conteúdos Específicos
AUXILIAR DE PROCESSOS METALÚRGICOS
O conteúdo do curso de auxiliar de processos metalúrgicos passa pela história do ser humano como descobridor dos metais e inventor de suas incontáveis utilizações, que se renovam e se ampliam a cada dia, e pelos processos de transformação desses minerais e de criação de ligas metálicas. Discorre, também, sobre os processos de produção e sobre a atividade do profissional em seu controle operacional e de qualidade, além de sua interação com outros profissionais. O material traz debates importantes como: as questões de segurança e a prevenção de acidentes e o mercado de trabalho nos diversos setores da metalurgia.
Divulgue no FaceBook Divulgue no Twitter Envie por e-mail
HISTÓRIA DA METALURGIA
Introdução Indústria metalúrgica Industrialização: novas necessidades do mercado Sindicalismo
A OCUPAÇÃO DO AUXILIAR DE PROCESSOS METALÚRGICOS
Introdução Siderurgia: o trabalho com minérios Fabricação de elementos de fixação Segurança e prevenção de acidentes
PROCESSOS METALÚRGICOS
Introdução Laminação Estampagem Reaproveitamento de Resíduos
Caderno 1
O Caderno 1 resgata a história da metalurgia desde as primeiras descobertas dos metais, entre 6000 e 3500 anos a.C., e discute as responsabilidades desse profissional em todas as etapas dos processos industriais, do controle inicial da matéria-prima ao controle operacional durante o processo produtivo, até o controle de qualidade final do produto. Aborda, também, as questões relativas ao mercado de trabalho, as qualificações pessoais e, ainda, revela os vários setores da indústria metalúrgica em que poderá atuar e as respectivas atribuições que o profissional poderá exercer.
Caderno 2
A mineração, os processos de obtenção ou produção dos metais amplamente utilizados no planeta: o alumínio, o ferro e o aço - e a fabricação de produtos, assim como a reciclagem, a medição e o uso dos instrumentos são os temas do Caderno 2. As normas de segurança e de prevenção de acidentes na indústria, a análise de risco de tarefa e os equipamentos de proteção individual (EPI) são discutidos para conscientizar o trabalhador da importância da preservação da saúde e para evitar os riscos a que poderá estar exposto. Este Caderno é finalizado com um balanço sobre as atividades que o participante do curso está apto a exercer.
Caso não tenha o PDF Reader no seu computador, clique aqui para instalar