Você está em: Home > Conteúdos Específicos
AUXILIAR DE LABORATÓRIO METALÚRGICO
O curso de auxiliar de laboratório metalúrgico trata da história da metalurgia desde os primeiros tempos da humanidade, as descobertas dos metais e as utilizações que o ser humano veio lhes atribuindo desde então. Aborda os diferentes tipos de laboratório e suas funções específicas, de acordo com o tipo de indústria e de produto produzido, e os vários ensaios ou testes para as análises de características dos materiais e produtos: mecânicos, metalográficos e não destrutivos. Discute também a segurança e a prevenção de acidentes no trabalho, o perfil do profissional e o mercado de trabalho.
Divulgue no FaceBook Divulgue no Twitter Envie por e-mail
HISTÓRIA DA METALURGIA
Introdução Indústria metalúrgica Industrialização: novas necessidades do mercado Sindicalismo
A OCUPAÇÃO DO AUXILIAR DE LABORATÓRIO
Introdução Ensaios e análises Laboratório de uma Escola Técnica Laboratório nas empresas Instituto de Pesquisas Tecnológicas Mercado de trabalho
PRÁTICAS DO AUXILIAR DE LABORATÓRIO
Introdução Ensaios mecânicos Metalografia Prevenção de acidentes
Caderno 1
O mundo da metalurgia desde as primeiras descobertas dos metais, entre 6000 e 3500 anos a.C. e as atividades no interior dos laboratórios de ensaios mecânicos: preparação de amostras, auxílio na análise laboratorial para determinar as propriedades dos materiais e manutenção dos instrumentos são alguns dos temas estudados neste Caderno, assim como os diferentes tipos de laboratório existentes. Também são debatidos a ocupação e as características desse profissional, as várias áreas de atuação, da extração de minerais à fabricação de produtos, e o ensino.
Caderno 2
São analisados neste Caderno: os instrumentos para medição de amostras, o passo a passo da participação do profissional nos diferentes processos de produção na realização dos diversos ensaios mecânicos para analisar as características dos materiais e produtos. Os ensaios metalográficos e os não destrutivos. As normas de segurança e prevenção de acidentes. A importância da qualidade na realização do trabalho, suas consequências e implicações. A produtividade. O ingresso no mercado de trabalho.
Caso não tenha o PDF Reader no seu computador, clique aqui para instalar