Você está em: Home > Conteúdos Específicos
SOLDADOR
O Caderno 1 aborda a metalurgia desde as primeiras descobertas dos metais, entre 6000 e 3500 anos a.C., e também as funções que esse profissional pode exercer nas empresas: atuando em todo o processo de fundição com o "acabador de moldes", o "acabador de fundição" ou com o de "machos", o "analista de areias" ou com o "operador de fornos". As possibilidades de trabalho são para esse profissional principalmente na indústria metalúrgica extrativa, de transformação, estampagem, beneficiamento ou na fabricação de pequenas peças e até de gigantescas estruturas.
Divulgue no FaceBook Divulgue no Twitter Envie por e-mail
HISTÓRIA DA METALURGIA
Introdução Indústria metalúrgica Industrialização: novas necessidades do mercado Sindicalismo
A OCUPAÇÃO DO SOLDADOR
Introdução Mercado de trabalho Serralherias Empresas de montagens Segurança, qualidade e sustentabilidade
PRÁTICAS DE SOLDAGEM
Introdução Soldagem com eletrodo revestido Outros processos de soldagem Erro na soldagem: descontinuidade
Caderno 1
O Caderno 1 apresenta a metalurgia desde as primeiras descobertas de metais, entre 6000 e 3500 anos a.C., e também as diversas áreas de trabalho do soldador: em montagens em campo, no interior das indústrias, em setores de manutenção ou de reparação de peças, e nas oficinas de serviços de mecânica ou serralheria. Os diferentes processos de soldagem, por pressão e fusão, são estudados, assim como as características do trabalho de soldador e o mercado de trabalho em seus vários ramos.
Caderno 2
A metrologia, os instrumentos de medição e a medição de precisão são abordados no Caderno 2. A soldagem com o eletrodo revestido: o calibre de solda, os equipamentos, a corrente elétrica, os revestimentos rutílico, básico e celulósico, os desenhos técnicos, a simbologia, os parâmetros, a medida e as posições de soldagem são explicados de forma simples e objetiva. Inclui debates sobre questões importantes para segurança e prevenção de acidentes e o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), assim como o ingresso no mercado de trabalho.
Caso não tenha o PDF Reader no seu computador, clique aqui para instalar