Você está em: Home > Conteúdos Específicos
CONFEITEIRO
O curso de Confeiteiro visa qualificar trabalhadores nessa área, diversificando seu campo de atuação e, assim, ampliando sua inserção no mercado de trabalho. O programa aborda não somente técnicas e práticas, mas também a história da confeitaria e sua matéria-prima, o açúcar. Trata das atividades que compõem o dia a dia dessa ocupação, bem como as funções desempenhadas na elaboração dos confeitos. Contempla o mercado de trabalho em estabelecimentos comerciais, e também o trabalho por conta própria.
Divulgue no FaceBook Divulgue no Twitter Envie por e-mail
Confeiteiro
Uma história da confeitaria O bolo, personagem principal Os segredos do chocolate
Caderno 1
O Caderno 1 apresenta a história do açúcar, que já foi chamado de "ouro branco", e como os doces se tornaram uma verdadeira atração nos jantares das cortes, pois os confeiteiros eram chamados "arquitetos do açúcar". Nesse sentido, apresenta-se a relação entre a confeitaria e a arte e como esse casamento poderá render bolos e confeitos diferenciados. O mercado de trabalho é discutido de forma a oferecer aos participantes as possibilidades de inserção nesse mercado.
Caderno 2
Nessa fase do curso são estudados alguns tipos de açúcar e o ponto que pode ser dado em diferentes temperaturas para usos diversos, como no preparo de caldas. A arte de confeitar é uma etapa importante a ser aprendida, pois a apresentação de bolos, biscoitos e docinhos de festa confere um toque especial à mesa e às festas. Aprendizagem sobre massas, cremes, musses, produtos feitos de chocolate, como ovos de Páscoa, bombons, doces para festas, sorvetes, geleias e compotas, fazem parte do programa do curso. Por fim, os participantes terão a oportunidade de reelaborar o próprio currículo no laboratório de informática, incorporando os novos conhecimentos adquiridos no curso.
Caso não tenha o PDF Reader no seu computador, clique aqui para instalar