Você está em: Home > Conteúdos Específicos
PADEIRO
O conteúdo apresentado no curso de Padeiro inicia com a história da ocupação e sua evolução. Apresenta o mercado de trabalho atual e as diversas possibilidades de atuação, bem como boas práticas de alimentação, balanceamento dos alimentos e a devida higiene no preparo e no local de trabalho. As técnicas de produção do fermento, a combinação dos ingredientes e as etapas para a produção de diferentes pães também são apresentadas neste material, assim como os conteúdos gerais necessários para a boa e completa aprendizagem.
Divulgue no FaceBook Divulgue no Twitter Envie por e-mail
Padeiro
Pão: o alimento mais antigo da humanidade O sonho, o doughnut e o pão francês: cada sabor, uma receita Pão de forma & croissant, tradição que veio de longe
Caderno 1
Este Caderno enfatiza a história do pão, um dos alimentos mais antigos na história da humanidade. Apresenta também a evolução da ocupação de Padeiro. O mercado de trabalho é um dos temas centrais neste Caderno, bem como as diversas formas de se trabalhar: padaria industrial e de menor porte, indústria e trabalho por conta própria a partir da produção de pães artesanais e venda de pães em domicílio. Higiene é a palavra de ordem da ocupação, e esse assunto também é trabalhado neste Caderno.
Caderno 2
Nesta etapa do curso são estudados os ingredientes essenciais na produção de pães, em especial o fermento. O modo de produção de diferentes tipos de pão, como o francês, a baguete, o pão de fôrma, de centeio, de massa leve, bisnaguinha, sonhos, doughnuts, ciabatta, entre outros. Por fim, o Caderno mostra como entrar no mercado de trabalho, revisando o currículo e incorporando o que aprendeu no curso.
Caso não tenha o PDF Reader no seu computador, clique aqui para instalar