Você está em: Home > Notícias
Via Rápida Emprego promove capacitação de monitores
Divulgue no FaceBook Divulgue no Twitter Divulgue no Orkut Envie por e-mail
06/06/2012

São Paulo e seis cidades do Estado receberam, entre os dias 30 de maio e 6 de junho, oficinas de capacitação de monitores do Programa Via Rápida Emprego, promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), por intermédio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).

As capacitações envolveram professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), parceiros da secretaria na execução do programa. Ocorreram nas cidades de Araçatuba, Campinas, Presidente Prudente, Santos, São José dos Campos e São José do Rio Preto, além da capital paulista, todas polos regionais de capacitação de monitores do Programa Via Rápida. E foram divididas em duas modalidades: a formação para os conteúdos gerais com carga horária de 24 horas, distribuídas em três dias; e a formação de conteúdos específicos, de 8 horas, que foi realizada em um único dia.

As capacitações levam aos monitores informações sobre os princípios de política social e pedagógicos que norteiam o programa, o perfil dos alunos, a metodologia empregada e a forma como estão estruturados os materiais didáticos, permitindo seu melhor aproveitamento em sala de aula. Destaca-se, por exemplo, o fato de se basearem em eixos transversais e, assim, oferecerem caminhos variados para abordagem dos conteúdos. 
Os docentes que vão ministrar as aulas do Programa Via Rápida Emprego possuem diversos tipos de formação, muitas vezes com características estritamente técnicas. As capacitações, portanto, possibilitam a discussão de aspectos pedagógicos e didáticos que contribuem para que eles se aproximem ainda mais da realidade dos alunos do programa. “O propósito de todos os professores que buscam os cursos de formação é o mesmo: trocar experiências da docência e aprender na Fundap uma metodologia de ensino aplicada a esse público específico”, explica Gabryelle Takahashi Feresin, coordenadora do Via Rápida Emprego no Senac. 
O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela SDECT, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. Seus principais objetivos são oferecer qualificação profissional a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho e/ou que deseja ter seu próprio negócio. 
Para conhecer melhor os conteúdos dos cursos do Via Rápida acesse a página de Conteúdos.
TWITTER
FACEBOOK