Você está em: Home > 18
18
Via Rápida 18
Divulgue no FaceBook Divulgue no Twitter Envie por e-mail

Objetivos

O programa tem como objetivos a promoção do aumento de competitividade da economia paulista mediante a qualificação e formação profissional de jovens trabalhadores residentes no Estado de São Paulo, bem como habilitar o jovem a exercer seu direito ao trabalho e à cidadania, aumentando a probabilidade de obter ocupação e auferir renda, contribuindo, dessa forma para a formação do jovem e sua inserção no mercado de trabalho de seu município ou região.

O Programa consiste na oferta de cursos de qualificação e formação profissional, de conteúdo geral e específico, a serem disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, na estruturação de atividades sociais junto às comunidades que serão desenvolvidas pelos jovens sob supervisão de monitores nos equipamentos públicos estaduais e na concessão de bolsas-auxílio aos jovens participantes.

O perfil do beneficiário do Programa VR-18 deve considerar aspectos que potencializem a sua efetividade, devendo ser considerados os seguintes critérios para inscrição:

  • Ter idade mínima de 18(dezoito) anos;
  • Estar domiciliado no estado de são paulo;
  • Ser alfabetizado;
  • Satisfazer, conforme o caso, requisitos de escolaridade mínima ou condição especial fixados para determinado curso;
  • Jovens dispensados do serviço militar.

Público-alvo

O Via Rápida 18 tem como público alvo jovens de 18 (dezoito) anos dispensados do serviço militar. O jovem poderá permanecer no Programa por até 1 (um) ano, sendo que nesse período participará de curso básico de qualificação profissional com carga horária de 6/hs. semanais e desenvolverá atividades sociais junto à comunidade, com carga horária de 20/hs. semanais, sendo certo que o alistamento militar é obrigatório ao público masculino.


Transferência de Renda

O Via Rápida 18, além de ser um programa de qualificação profissional, é uma política pública de transferência de renda, um instrumento importantíssimo para a colaboração do panorama geral na luta contra a erradicação da pobreza no Estado de São Paulo. Os jovens contarão com o recebimento de bolsa auxílio mensal no valor de R$ 500,00, durante o período que participarão do programa. O pagamento dessa bolsa auxílio será realizada por meio de Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.


INSCREVA-SE