Você está em: Home > Expresso
EXPRESSO
Via Rápida Expresso
Divulgue no FaceBook Divulgue no Twitter Envie por e-mail

Objetivo

Propicia ao qualificado, no curto espaço de tempo, por isso a utilização do termo “Expresso”, fazer a revitalização estética de bens imóveis. Auferindo renda, no entanto ambos com expertise.

No ano de 2015 é prioridade do Governo do Estado de São Paulo ofertar qualificação profissional no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – SDECTI –, abordando cursos de 1 e 2 meses, centrados em conteúdos específicos, a partir do segundo semestre de 2015 foi criado o “VIA RÁPIDA EXPRESSO”, com o objetivo de oferecer cursos de curta duração na área de construção civil, especificamente de pintor de obras/pintor para pessoas do sistema carcerário em regime SEMI-ABERTO, Fundação Casa Liberdade-Assistida e Desempregados.

No caso específico do atendimento ao sistema penitenciário, o programa possui o intento tanto de formar mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho, gerando oportunidades econômicas para os seus participantes, quanto oferecer uma nova perspectiva de vida para os detentos, reabilitando-os enquanto seres humanos e tornando-os aptos a reintegração na vida em sociedade.


Público-alvo

Indivíduos que estejam com seu direito natural à liberdade cerceado em razão de condenação judicial, com trânsito em julgado, e esteja no gozo de cumprimento de pena no regime Semi-aberto, gerenciado pela Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, Fundação Casa Liberdade-Assistida e trabalhadores desempregados.


Do Curso

O curso tem duração de 100 (cem) horas aula, com carga horária máxima de 05 (cinco) horas diárias, distribuídas da seguinte forma:

  • 30 horas de Aulas Teóricas, realizadas nas dependências dos presídios;
  • 70 horas de Aulas Práticas realizadas em equipamentos públicos.

A metodologia prevista valoriza a heterogeneidade na composição das turmas, visando à construção de valores cooperativos e solidários entre os participantes.

As turmas são formadas por 25 (vinte e cinco) alunos.

As são ministradas em dias úteis consecutivos, pelo período aproximado de 01 (um mês), sendo a carga horária diária dos cursos de 05 horas.


Transferência de Renda

O Via Rápida Expresso, além de ser um programa de qualificação profissional, é uma política pública de transferência de renda, um instrumento importantíssimo para a colaboração do panorama geral na luta contra a erradicação da pobreza no Estado de São Paulo. Os participantes contarão com o recebimento de bolsa auxílio mensal no valor de R$ 210,00, após a conclusão do curso de qualificação. O pagamento dessa bolsa auxílio será realizado por meio de Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.



INSCREVA-SE